%A Oliveira, Christian Dennys Monteiro de %D 2015 %T GEOEDUCAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES RELIGIOSAS /// \\\ GEOEDUCATION OF RELIGIOUS REPRESENTATIONS %K Traslado; Geoeducação; Patrimônio; Representação %X As representações patrimoniais da festividade religiosa, realizada em Huelva (Espanha), por ocasião do traslado da imagem da Virgem do Rocio à sede deste município, entre agosto/2012 e maio/2013, compõe a base desta reflexão. A investigação recolheu opiniões de professores e alunos de duas escolas secundárias da localidade, com o objetivo de caracterizar as significações educativas de um evento extraordinário e articulador de expressões culturais.  A leitura dos vínculos geográficos entre o patrimônio e as formas de difusão (midiática e turística), nos levou a desenvolver o conceito de “geoeducação”. Estruturado a partir das perspectivas fenomenológicas de leituras geográficas fornecidas por Dardel (2011) e Relph (2012), a “geoeducação” emerge como um modelo não formal de gerar sentido dos lugares pela ritualidade festiva. Sentido que responde ao reconhecimento de forças simbólicas vetoriais (comunicativas, turísticas e cenográficas) - intermediadas pela questão patrimonial contemporânea. Palavras-Chave : Traslado; Representação; Geoeducação; Patrimônio.  ABSTRACT The equity representations of religious festival held in Huelva (Spain), on the occasion of the transfer of the image of the Virgin of Rocio seat of the county between August  2012 and May  2013 forms the basis of this reflection. The research collected opinions of teachers and students from two secondary schools in the locality, with the aim of characterizing the educational meanings of an extraordinary event and organizer of cultural expressions. Reading the geographical links between heritage and forms of dissemination (media and tourism), led us to develop the concept of “geoeducation”. Structured from the phenomenological perspectives of geographical readings provided by Dardel (2011) and Relph (2012), the “geoeducation” emerges not as a formal model to generate the sense of festive places rituality. Sense that responds to the recognition of vector symbolic forces (communicative, and scenographic tourist) - brokered by contemporary equity issue.  Key words :  Pickups; Representation; Geoeducation; Heritage; Symbolic Vectors. RESUMEN Las representaciones del patrimonio de la fiesta religiosa celebrada en Huelva (España), con  traslado de la imagen de la Virgen del Rocío (de agosto 2012 hacia septiembre 2013) constituye la base de esta reflexión. La investigación recoge las opiniones de profesores y estudiantes de escuelas secundarias de Almonte, con el objetivo de caracterizar los significados educativos de un evento singular y articulador de las expresiones culturales. La lectura de los vínculos geográficos entre el patrimonio y las formas de difusión (medios y turismo), nos llevó a desarrollar el concepto de “geoeducação”. Estructurado a partir de las perspectivas fenomenológicas de lecturas geográficas proporcionadas por Dardel (2011) y Relph (2012), la geoeducação surge como un modelo formal para generar el sentido de lugares en la ritualidad festiva. Sentido que responde al reconocimiento de las fuerzas simbólicas vectoriales (turísticos, comunicativa y escenográfica) – mediado por el reto patrimonial de hoy. Palabras clave : Pastillas; Representación; Geoeducación; Patrimonio; Vectoriales simbólicos. Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif";} %U http://www.mercator.ufc.br/mercator/article/view/1644 %J Mercator %0 Journal Article %P 21-43%V 14 %N 2 %@ 1984-2201 %8 2015-08-19