TY - JOUR AU - Richter, Denis AU - Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes AU - Decanini, Mônica Modesta Santos PY - 2010 TI - ENSINO DE GEOGRAFIA, ESPAÇO E LINGUAGEM CARTOGRÁFICA (geography education,language and space mapping) JF - Mercator; Vol 9 No 20 (2010): set./dez. KW - Ensino de Geografia, espaço geográfico, linguagem cartográfica, mapas mentais. N2 - O ensino de Geografia precisa encontrar e fortalecer sua presença no processo de ensino-aprendizagem ao longo da Educação Básica. Para isso, é fundamental a proximidade dessa disciplina escolar com os conceitos geográficos que dão sentido e valorizam a participação da Geografia no entendimento da organização da sociedade. No entanto, para que a análise espacial esteja mais presente no trabalho escolar, consideramos necessário a inserção de práticas pedagógicas que articulem os conceitos com uma linguagem específica, neste caso a cartográfica. De todos os produtos cartográficos que estão presentes no ambiente escolar o mapa mental tem sido uma proposta muito pertinente para desenvolver o raciocínio geográfico. Desse modo, além de interpretar os processos que interferem na produção do espaço o aluno tem condições de construir uma linguagem espacial que expresse os diversos contextos da realidade sob a ótica espacial. Palavras chave:  Ensino de Geografia, espaço geográfico, linguagem cartográfica, mapas mentais. ABSTRACT The geographical teaching must find and strengthen its presence in teaching-learning throughout basic education. For this, is crucial that school discipline be closer with geographical concepts that give meaning and value the participation of geography in understanding the society’s organization. However, for the spatial analysis be more present in school work, we consider the inclusion of appropriate pedagogical practices that express the concepts with a specific language, in this case the language mapping. One of all over the cartographical products that are present in the schools, the mental map has been a very useful proposal to develop the geographic reasoning. In addition to interpreting the processes that affect the production of space, the students should be able to build a spatial language that expresses the different contexts of reality from the space perspective. Key words: Geography education, geographic area, language mapping, mind maps. RESUMEN La enseñanza de la geografía debe encontrar y fortalecer su presencia en la enseñanza-aprendizaje en la educación básica. Para ello, es fundamental que la proximidad de disciplina escolar con los conceptos geográficos que dan sentido y valor de la participación de la geografía en la comprensión de la organización de la sociedad. Sin embargo, para el análisis espacial está más presente en su trabajo escolar, consideramos que la inclusión de las prácticas pedagógicas adecuadas que expresan los conceptos con un lenguaje específico, en este caso el mapa. De todos los productos cartográficos que están presentes en el mapa mental de la escuela ha sido una propuesta muy útil para desarrollar el razonamiento geográfico. Así, además de la interpretación de los procesos que afectan la producción del espacio que el estudiante es capaz de construir un lenguaje espacial que expresa los diferentes contextos de la realidad desde la perspectiva del espacio. Palabras clave: Enseñanza de la geografía, espacio geográfico, lenguaje cartográfíca, mapas mentales. DOI :  10.4215/RM2010.0920.0011 UR - http://www.mercator.ufc.br/mercator/article/view/469