TY - JOUR AU - Araújo, Felipe Fernandes de PY - 2012 TI - EMERGÊNCIA DOS “CONDOMÍNIOS-CLUBE” NA ZONA SUL DE NATAL/RN, BRAZIL (the emergence of “Club Condominius” in the south of Natal/RN, Brazil) JF - Mercator; Vol 11 No 26 (2012): set./dez. KW - Ordem urbana, Convenção urbana, Inovação espacial, Condomínios-clube. N2 - Esse trabalho tem o objetivo de discutir o surgimento de uma nova tipologia residencial que vem se disseminando na Zona Sul da cidade de Natal/RN, os chamados condomínios-clube. Sua característica principal é o apelo aos mais diversos itens de lazer, que são utilizados pelos empresários urbanos como forma de criar um novo estilo de vida e um novo produto a ser vendido. O referencial teórico desse trabalho se baseia na abordagem heterodoxa da coordenação espacial realizada por Pedro Abramo. Tal perspectiva vê o espaço urbano como constituído de estoques residenciais que são oferecidos pelos empresários urbanos. De maneira geral, a ordem urbana e a configuração residencial são incertas, porque sofrem transformações oriundas do surgimento de inovações espaciais causadas por empresários urbanos, em busca de lucros suplementares. No caso da Zona Sul de Natal, a construção de importantes eixos viários liga essa parte da cidade ao município vizinho de Parnamirim, que vem sendo alvo do transbordamento do mercado imobiliário de Natal. O ciclo de vida dos estoques residenciais da Zona Sul de Natal modificou-se com o tempo, passando originariamente da moradia em grandes conjuntos habitacionais para a produção de empreendimentos verticais. Atualmente, um novo fenômeno que surge é a disseminação de uma nova tipologia, os condomínios-clube. Por ser um processo recente, no qual os empreendimentos ainda estão em fase de lançamento ou construção, seu estudo será feito através da análise do marketing utilizado pelos empresários urbanos para atrair os consumidores, por meio de panfletos e folders.  Palavras-chaves : Ordem urbana, Convenção urbana, Inovação espacial, Condomínios-clube. ABSTRACT This paper aims to discuss the emergence of a new residential typology that has been spreading in the south of Natal / RN, the so-called club condominiums. Its main feature is the appeal to the most diverse recreational items, which are used by urban entrepreneurs as a way to create a new lifestyle and a new product being sold. The theoretical basis of this work is based on the heterodox approach of spatial coordination performed by Pedro Abramo. This perspective sees the urban space as consisting of residential stock that are offered by urban entrepreneurs. In general, the urban order and the residential configuration are uncertain, because they suffer changes arising from the emergence of spatial innovations caused by urban entrepreneurs in search of extra profits. In the case of Southern area of Natal, the construction of major highways connecting this part of town to the neighboring municipality, Parnamirim, that has been targeted to overflow of housing market in Natal. The life cycle of residential stocks in Southern area of Natal changed over time, passing originally from living in large housing states to the production of vertical projects. Currently, a new phenomenon that arises is the spread of a new classification, the club condominiums. Being a recent case in which the enterprises are still in launch phase or construction, the study will be done through the analysis of marketing used by urban entrepreneurs to attract consumers by means of pamphlets and folders. Keywords : urban order, Urban convention, Spatial innovation, Club condominiums. RESUMEN  Este documento tiene como objetivo discutir el surgimiento de una nueva tipología residencial que se ha extendido en el sur de Natal / RN, los condominios llamado Club. Su principal característica es la apelación a los artículos de ocio más diversos, que son utilizados por los empresarios urbanos como una forma de crear un nuevo estilo de vida y un nuevo producto que se vende. La base teórica de este trabajo se basa en el enfoque heterodoxo de la coordinación espacial realizada por Pedro Abramo. Esta perspectiva considera el espacio urbano como un conjunto de inventario de viviendas que son ofrecidas por los empresarios urbanos. En general, el orden urbano y el ambiente residencial es incierto, porque sufren cambios derivados de la aparición de las innovaciones de espacio causadas por empresarios urbanos en busca de beneficios extraordinarios. En el caso de la zona sur de Natal, la construcción de carreteras principales que conectan esta zona de la ciudad al vecino municipio de Parnamirim, que ha sido el blanco de la abundancia del mercado inmobiliario de Natal. El ciclo de vida de los inventarios residenciales de la Zona Sur de Natal ha cambiado con el tiempo, desde el principio de la vivienda en grandes alojamientos para la producción de proyectos verticais. En la actualidad, un fenómeno nuevo que se plantea es la propagación de una nueva clasificación, los condominios club. Al ser un caso reciente en que los proyectos se encuentran todavía en fase de lanzamiento o de la construcción, el estudio se llevará a cabo mediante el análisis de marketing utilizadas por los empresarios urbanos para atraer a los consumidores a través de panfletos y folletos. Palabras clave : Orden urbana, Convención urbana, Innovación espacial, Condominios club. DOI :  10.4215/RM2012.1126. 0002 UR - http://www.mercator.ufc.br/mercator/article/view/684