ABORDAGENS E TIPOLOGIAS DA PRODUÇÃO IMOBILIÁRIA E DO LOCAL COMO MERCADORIA

  • Wagner Vinicius Amorim Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza (CE)

Resumo

Propomos a discussão de algumas abordagens e concepções atinentes ao mercado imobiliário, ao setor imobiliário e, mais detidamente, sobre a “produção imobiliária” e a ideia dos “locais como mercadorias”, cujas duas últimas noções, embasadas numa bibliografia selecionada e numa perspectiva teórica crítica, encampam uma concepção ampla, que vai além da noção de mercado imobiliário. Compreendemos que a discussão e a elucidação dessas noções e/ou termos contribuem para com o entendimento de uma das faces da ampla produção do espaço urbano, além de iluminar processos recentes pertinentes à construção da cidade. Demonstraremos essa perspectiva a partir da evolução do número dos estabelecimentos de Atividades Imobiliárias, de Construção de Edifícios e Obras de Engenharia Civil das cidades de Londrina/PR e Maringá/PR, tomando-as por exemplos empíricos constatados, e baseando-nos nos dados disponibilizados pela Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), bem como a partir da evolução das empresas de atividades imobiliárias e da construção.


Palavras-chave: Mercado imobiliário; Setor imobiliário; Produção imobiliária; Produção do espaço urbano.


 

Biografia do Autor

Wagner Vinicius Amorim, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza (CE)

Doutorado em Geografia (2015) na Universidade Estadual Paulista (UNESP) Julio de Mesquita Filho, campus de Presidente Prudente/SP, com pesquisa concernente à produção do espaço urbano, produção imobiliária, reestruturação urbana e reestruturação da cidade, a partir dos exemplos das cidades médias de Londrina e Maringá/PR, sob orientação da professora Dra. Maria Encarnação Beltrão Sposito e coorientação do professor Dr. Everaldo Santos Melazzo, junto ao Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais (GAsPERR) e à Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (ReCiMe). Foi bolsista de doutorado FAPESP, CAPES durante o estágio sanduíche e contou com apoio do Lincoln Institute of Land Policy na modalidade "; Aoyo a Tesis de Maestría y Doctorado 2014";;. Participa como aluno/estudante da ReCiMe e dos projetos ";;Cidades médias brasileiras: agentes econômicos, reestruturação urbana e regional";;, ";;Lógicas econômicas e práticas espaciais: cidades médias e consumo";;, ";;Cidades médias e espaços comerciais no Brasil e na Espanha: semelhanças e diferenças";; por meio do qual desenvolveu doutorado sanduíche na Universitat de Lleida (UDL), sob coordenação da professora Dra. Carmen Bellet Sanfeliu, entre os meses de dezembro de 2013 e julho de 2014.

Publicado
04/11/2017
Como Citar
AMORIM, Wagner Vinicius. ABORDAGENS E TIPOLOGIAS DA PRODUÇÃO IMOBILIÁRIA E DO LOCAL COMO MERCADORIA. Mercator, Fortaleza, v. 16, nov. 2017. ISSN 1984-2201. Disponível em: <http://www.mercator.ufc.br/mercator/article/view/1626>. Acesso em: 30 dez. 2025. doi: https://doi.org/10.4215/rm2017.e16024.
Seção
ARTIGOS

Palavras-chave

Mercado imobiliário. Setor imobiliário. Produção imobiliária. Produção do espaço urbano.