GEODIVERSIDADE DA PARAHYBA NO PERÍODO COLONIAL

  • Luciano Schaefer Pereira Universidade de Coimbra
  • Ingrydy Schaefer Pereira Universidade de Coimbra

Resumo

A paisagem natural de João Pessoa e arredores estão entre as mais belas do país, além de possuir um Centro Histórico com edificações entre as mais antigas. Assim, a natureza privilegiada, associada ao patrimônio cultural importante, resulta na apropriação deste ambiente costeiro, com a consequente evolução urbana que data do século XVI. O objetivo deste trabalho é apresentar a percepção que diversos literatos que estiveram na Capitania da Parahyba, durante o período colonial, possuíam acerca dos elementos da geodiversidade que foram primordiais para a consolidação e  expansão urbana de sua capital, Nossa Senhora das Neves. Para isto, foi recorrido a uma farta documentação histórica envolvendo relatos, crônicas e correspondências, com o intuito de não apenas divulgar a geodiversidade da Capitania, mas de instigar as comunidades atuais a uma redescoberta de sua identidade e raízes que estão  vinculadas aos elementos físicos do espaço.

Biografia dos Autores

Luciano Schaefer Pereira, Universidade de Coimbra
Doutorado em Geografia, Departamento de Geografia, Faculdade de Letras, Centro de Humanidades, Universidade de Coimbra, Colégio de S. Jerónimo, 3004-530
Ingrydy Schaefer Pereira, Universidade de Coimbra
Doutorado em Sociologia, Centro de Estudos Sociais, Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, Praça d. Dinis, 3000- 995 Coimbra
Publicado
17/07/2017
Como Citar
PEREIRA, Luciano Schaefer; PEREIRA, Ingrydy Schaefer. GEODIVERSIDADE DA PARAHYBA NO PERÍODO COLONIAL. Mercator, Fortaleza, v. 16, jul. 2017. ISSN 1984-2201. Disponível em: <http://www.mercator.ufc.br/mercator/article/view/1722>. Acesso em: 03 jun. 2026. doi: https://doi.org/10.4215/rm2017.e16016.
Seção
ARTIGOS

Palavras-chave

geodiversidade; literatos; João Pessoa; período colonial