PERSPECTIVA HISTÓRICO-INSTITUCIONAL DA POLÍTICA NACIONAL DE TURISMO NO BRASIL (1934-2014) /// \\\ HISTORICAL AND INSTITUTIONAL PERSPECTIVE BRAZIL’S NATIONAL TOURISM POLICY (1934-2014)

  • Giselia Lima Carvalho Instituto Federal de Goiás, Goiânia (GO)

Abstract

Este artigo tem o objetivo de analisar o processo de institucionalização da atividade turística no Brasil que se dará por meio da identificação de medidas relacionadas ao turismo que ajudaram a constituir a Política Nacional de Turismo (PNT). Parte-se do princípio de que as ações, situadas em diferentes momentos históricos, formaram a ossatura da política nacional, sendo relevantes em toda análise, o que contrapõe as teses de alguns pesquisadores no Brasil ao defenderem que só houve política de fato depois de 1990. Para tanto, a estratégia pautou-se na abordagem crítica da literatura sobre política de turismo e no esforço de pesquisa documental, por meio de um levantamento da legislação pertinente do período entre 1934 e 2014.  

Palavras-chave: Política Nacional de Turismo; Planejamento; Institucionalização; Legislação.

Abstract

This paper analyzes the institutionalization of tourism in Brazil by identifying certain measures which helped constitute the country’s National Tourism Policy (PNT). It is grounded on the assumption that these measures, taken at various historical moments, formed the backbone of the national policy and are relevant in any analysis of the topic. This assumption opposes theses brought forth by some Brazilian researchers, who claim that a tourism policy only existed from 1990 onwards. This study is based on a critical approach to tourism policy literature and on documentary research involving a survey of tourism-related legislation from 1934 to 2014.  

Key words: National Tourism Policy; Planning; Institutionalization; Legislation. 

Resumen

Este artículo tiene como objetivo analizar el proceso de institucionalización del turismo en Brasil a través de la identificación de las medidas relacionadas con el turismo que ayudaron a formar la Política Nacional de Turismo (PNT). Se parte del principio de que las acciones, ubicadas en diferentes momentos históricos, formaron la estructura de la política nacional, siendo relevante durante toda la investigación, lo que contrarresta a las tesis de algunos investigadores en Brasil que sostienen que sólo hubo política de facto después de 1990. Por lo tanto, la estrategia se basó en lo enfoque crítico de la literatura sobre la política de turismo y en el esfuerzo de investigación documental, a través de un estudio de la legislación pertinente del período entre 1934 y 2014.

Palabras-clave: Política Nacional de Turismo; Planificación; Institucionalización; Legislación.

Author Biography

Giselia Lima Carvalho, Instituto Federal de Goiás, Goiânia (GO)

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Ceará (2015). É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, na área de Turismo e Hospitalidade. Desenvolveu estudos e pesquisas nas áreas de desenvolvimento socioespacial associado ao turismo, planejamento turístico e outros temas relacionados ao Turismo de Base Local e ao Turismo Responsável. Mais recentemente tem-se voltado para a análise da mão de obra empregada em Atividades Características do Turismo no estado de Goiás e para a Política Estadual de Turismo. Entre dezembro de 2008 e abril de 2010 exerceu a função de coordenadora dos cursos de Planejamento Turístico, Hotelaria e Técnico em Serviços de Alimentação. Atualmente é integrante da Rede Goiana de Pesquisa em Desenvolvimento Regional (FAPEG), onde colabora, como membro, em pesquisas ligadas ao turismo no estado.

Published
02/02/2016
How to Cite
CARVALHO, Giselia Lima. PERSPECTIVA HISTÓRICO-INSTITUCIONAL DA POLÍTICA NACIONAL DE TURISMO NO BRASIL (1934-2014) /// \\\ HISTORICAL AND INSTITUTIONAL PERSPECTIVE BRAZIL’S NATIONAL TOURISM POLICY (1934-2014). Mercator, Fortaleza, v. 15, n. 1, p. 87-99, feb. 2016. ISSN 1984-2201. Available at: <http://www.mercator.ufc.br/mercator/article/view/1751>. Date accessed: 28 mar. 2020.
Section
ARTICLES

Keywords

Política Nacional de Turismo; Planejamento; Institucionalização; Legislação.