APLICAÇÃO DE IMAGENS CBERS E MACHINE LEARNING NO DIMENSIONAMENTO E LOCALIZAÇÃO DE FAZENDAS DE PEIXES
Resumo
O uso de ferramentas de inteligência artificial em artificial foi ampliado significativamente a aplicação do sensoriamento remoto, especialmente na identificação e monitoramento de parques aquáticos. Este estudo avaliou a aplicabilidade do Segment Anything Model (SAM), integrado ao SamGeo, na segmentação automática de áreas de piscicultura em imagens CBERS com resolução de 2 metros, no município de Conceição do Araguaia, Pará, Brasil. Duas áreas de interesse foram demonstradas, e o processamento das imagens foi realizado com prompts de linguagem natural, gerando máscaras de segmentação convertidas em formato vetorial para análise em SIG. O desempenho do modelo foi avaliado utilizando análises de IoU e F1-Score, alcançando valores de 0,50 e 0,66, respectivamente. A metodologia apresentou maior precisão em tanques com formato regular, enquanto menores estruturas ou com taludes estreitas determinadas limitações. Os resultados demonstram que a combinação de imagens CBERS e modelos avançados de segmentação permite a identificação eficiente de pisciculturas, oferecendo suporte relevante para o monitoramento e gestão territorial. Entretanto, melhorias na resolução das imagens e limitações das configurações do modelo são recomendadas para aumentar a precisão em aplicações que desativam alta exatidão espacial.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à MERCATOR o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.



