ANÁLISE DA EXPANSÃO URBANA POR MEIO DE COMPOSIÇÕES COLORIDAS MULTITEMPORAIS (analysis of urban sprawl using multi-temporal colour composites)

  • Rúbia Gomes Morato Universidade Federal de Alfenas, Alfenas - MG
  • Fernando Shinji Kawakubo Universidade Federal de Alfenas, MG
  • Ericson Hideki Hayakawa Universidade Federal de Alfenas, MG
  • Reinaldo Paul Pérez Machado Universidade de São Paulo, São Paulo - SP

Abstract

Analisou-se a expansão urbana da região central do município de Embu, localizado à sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo, num período de 32 anos, por meio de composições coloridas multitemporais. Para tal, fotografi as aéreas de 1962, 1973 e 1994 foram geometricamente corrigidas usando um conjunto de cartas topográficas na escala 1:10 000. Em seguida, composições coloridas (RGB) multitemporais foram construídas. Os resultados mostram, em cores distintas, o arruamento e as edifi cações, de acordo com o período em que foram instalados. As áreas em que não ocorreram mudanças em tons de cinza. Para facilitar a análise do crescimento urbano, foi feita uma classifi cação utilizando as fotografi as aéreas multitemporais. Esta classificação possibilitou a geração da carta de transformações no uso da terra contendo oito classes de mudanças.


Palavras-chave: Expansão urbana, fotografi as aéreas, composições coloridas multitemporais.


Abstract


The urban growth at central area of Embu municipality, south-western metropolitan region of the state of São Paulo was assessed. The urban sprawl was analysed over a period of 32 years by means of multitemporal colour composites. Aerial photography taken in 1962, 1963 and 1994 were, initially, geometrically corrected using a set of topographic charts (1: 10000 scale). Subsequently, RGB colour composites were build up using the aerial photography. Through this approach, changes over the years were exhibited in colours and no-changes in grey-tones. To facilitate the analysis, a supervised classifi cation scheme was performed. The final classification included eight types of land-use land-cover changes.

Key words: Urban sprawl, aerial photography, multitemporal colour composites.


Resumen


Se analizó la expansión urbana de la región central del municipio de Embu, localizado al sudoeste de la Región Metropolitana de São Paulo, en un período de 32 años, por medio de composiciones coloridas multitemporales. Para tal, fotografías aéreas de 1962, 1973 e 1994 fueron geométricamente corregidas usando un conjunto de cartas topográfi cas en escala 1:10.000. En seguida, se construyeron composiciones coloridas (RGB) multitemporales. Los resultados muestran en colores diferentes las vías y las edifi caciones, de acuerdo con el período en que fueron instalados. Las áreas en que no ocurrieron cambios aparecen en tonalidades de gris. Para facilitar el análisis del crecimiento urbano, se realizó una clasifi cación utilizando fotografías
aéreas multitemporales. Esta clasifi cación posibilitó la generación de la carta de transformaciones en el uso de la tierra conteniendo ocho clases distintas de cambios.


Palabras clave: Expansión urbana, fotografías aéreas, composiciones coloridas multitemporales.

DOI:  10.4215/RM2011.1022. 0014

Author Biographies

Rúbia Gomes Morato, Universidade Federal de Alfenas, Alfenas - MG
Doutora em Geografia Humana) pela USP em 2008. Atualmente é Professora dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Já foi membro da Universidade de São Paulo e já atuou como Professora Conferencista da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Publicou mais de 10 artigos em periódicos especializados nacionais e internacionais e 55 trabalhos em anais de eventos. Possui 3 capítulos de livros publicados. Possui 2 processos ou técnicas e outros 27 itens de produção técnica. Participou de 30 eventos no Brasil. Recebeu 5 prêmios e/ou homenagens. Entre 2000 e 2007 participou de 4 projetos de pesquisa. Atualmente coordena 2 projetos de pesquisa. Atua na área de Demografia, com ênfase em Distribuição Espacial Urbana. Em suas atividades profissionais interagiu com 37 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Cartografia, Análise Espacial, Qualidade de Vida Urbana, Desigualdade Ambiental, Geografia Física, Qualidade Ambiental, Geografia da Saúde, Uso da Terra e Cobertura Vegetal.
Fernando Shinji Kawakubo, Universidade Federal de Alfenas, MG

Doutor em (2010) todos pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geociências: (1) sensoriamento remoto aplicado ao mapeamento e análise do desmatamento e uso da terra/cobertura vegetal; (2) modelo de mistura espectral; (3) Integração de modelos digitais de elevação com dados de sensoriamento remoto; (4) morfodinâmica costeira. É professor do Instituto de Ciências da Natureza (ICN) da Universidade Federal de Alfenas - MG e revisor dos periodicos Geocarto International e Remote Sensing (Basel, Switzerland). Registro no CREA-SP 5061914497. Lazer: corridas de curta distância. Prof. Adjunto do Departamento de Geografia do Instituto de Ciências da Natureza da Universidade Federal de Alfenas, MG. Atua na área de sensoriamento remoto aplicado ao uso da terra e cobertura vegetal.

Ericson Hideki Hayakawa, Universidade Federal de Alfenas, MG
Graduação e mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá e doutorado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Atualmente é professor assistente do Instituto de Ciências da Natureza (ICN) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Desenvolve projetos na área de educação em geografia, geomorfologia fluvial, sensoriamento remoto e afins.
Reinaldo Paul Pérez Machado, Universidade de São Paulo, São Paulo - SP
Doutor Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2001) e pós-doutorado na Universitat de Barcelona (2006-2007), e no Center for International Earth Science Information Network CIESIN da Universidade de Columbia, em Nova Iorque (2009). É professor doutor da Universidade de São Paulo na graduação e na pós-graduação do Departamento de Geografia desde 1994. Participante como Professor Convidado do Programa Erasmus Mundus na Faculty of Geoinformation Science and Earth Observation ITC da University of Twente em Holanda, e na University of Lund, de Suécia (2010). Presidente da Comissão Organizadora e do Comitê Científico do II Simpósio Internacional Caminhos Atuais da Cartografia na Geografia 2º CARTOGEO, e membro da Comissão Organizadora e do Comitê Científico do Terceiro Simpósio Iberoamericano de História da Cartografia SIAHC, ambos celebrados no DG - USP (2010). Tem experiência na área de Cartografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, sistemas de informações geográficas, análise espacial, sensoriamento remoto e as aplicações das Tecnologias da Informação Geográfica nos temas sociais.
Published
04/07/2011
How to Cite
MORATO, Rúbia Gomes et al. ANÁLISE DA EXPANSÃO URBANA POR MEIO DE COMPOSIÇÕES COLORIDAS MULTITEMPORAIS (analysis of urban sprawl using multi-temporal colour composites). Mercator, Fortaleza, v. 10, n. 22, p. p. 221 a 231, july 2011. ISSN 1984-2201. Available at: <http://www.mercator.ufc.br/mercator/article/view/481>. Date accessed: 28 mar. 2024.
Section
ARTICLES

Keywords

Expansão urbana, fotografi as aéreas, composições coloridas multitemporais.