CONTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA AO ESTUDO DO TURISMO (geographical contribution to the tourism study)
Abstract
A temática - planejamento turístico - envolve aspectos que compreendem desde a discussão (definição) de viagem e turismo, além de outros expressivos temas como: paisagem, território, lugar, meio-ambiente, valores culturais, políticas públicas, marketing, entre outros. A geografia é essencial nesta discussão ao contribuir com referencial de sustentação teórico-metodológico através do conceito de espaço geográfico, assim como suas categorias de análise geográficas, região, território, paisagem e lugar. Desta forma, a relação entre geografia e turismo é íntima e explícita nas diferentes alterações ocorridas no espaço geográfico. O presente texto não intenciona abordar os diversos temas e conceitos envolvidos na análise do turismo, mas propõe realizar uma “viagem” sobre algumas importantes questões referentes ao turismo, em especial, ao planejamento turístico. Merece ênfase que a sua produção é resultado de reflexões acerca do tema geografia e turismo, provocados pela experiência docente no ensino superior de geografia e turismo, assim como em cursos técnicos de turismo.Palavras-chave: Turismo, planejamento turístico, geografia do turismo.
Abstract
Trip planning is a theme that involves aspects since the discussion (definition) about travel and tourism, beyond others significant issues like: landscape, territory, place, environment, cultural values, public policy and marketing, among others. Geography is essential in this discussion contributing as a theoretical and methodological support through the concept of geographic space, as well as with its geographical categories of analysis, region, territory, landscape and place. Thus, the relationship between geography and tourism is intimate and explicit in its different alteration occurred in the geographical space. This text does not intend to tackle the various issues and concepts involved in the analysis of tourism, but propose to conduct a trip about some important questions relating to tourism, especially to tourism planning. It’s necessary to emphasize that its production is the result of reflections on the theme geography and tourism, provoked by the teaching experience in higher education of geography and tourism, as well as in technician courses on tourism.
Key words:Tourism, tourism planning, tourism geography.
Resumen
El tema planeamiento turístico implica en aspectos que van desde la discusión (definición) de los viajes y del turismo, y otras cuestiones importantes tales como: paisaje, territorio, lugar, medio ambiente, valores culturales, las políticas públicas y marketing, entre otros. La geografía es esencial en este debate al contribuir como referencia a lo sustento teórico y metodológico por medio del concepto de espacio geográfico, así como sus categorías de análisis geográfico, región, territorio, paisaje, y el lugar. Así, la relación entre la geografía y el turismo es íntima y explícita en los diversos cambios ocurridos en el espacio geográfico. Este texto no pretende abordar las diversas cuestiones y conceptos insertados en el análisis del turismo, pero se propone realizar un “viaje” en algunos temas importantes relacionados con el turismo, en particular la planificación del turismo. Merece atención que su producción es el resultado de reflexiones sobre los tema geografía y turismo, causada por la experiencia de la enseñanza en la educación superior de la geografía y del turismo, así como cursos técnicos sobre el turismo.
Palabras-claves: Turismo, planeamiento del turismo, geografía del turismo.
DOI: 10.4215/RM2011.1022.0009
Published
19/06/2011
How to Cite
LOPES JUNIOR, Wilson Martins.
CONTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA AO ESTUDO DO TURISMO (geographical contribution to the tourism study).
Mercator, Fortaleza, v. 10, n. 22, p. p. 137 a 145, june 2011.
ISSN 1984-2201.
Available at: <http://www.mercator.ufc.br/mercator/article/view/525>. Date accessed: 01 may 2025.
Section
ARTICLES
Keywords
turismo; planejamento turístico; geografia do turismo;
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