PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO DOS TRANSPORTES (PDDT-VIVO) E PLANEJAMENTO LOGÍSTICO DE SÃO PAULO (the master plan of transportation development (PDDT - VIVO) and the logistical planning of São Paulo)

  • Vanderlei Braga Universidade Estadual de Campinas
  • Ricardo Castillo Universidade Estadual de Campinas

Abstract

Neste artigo propomos analisar o Plano Diretor de  Desenvol-vimento dos Transportes (PDDT-Vivo 2000/2020), concebido pela Secretaria dos Transportes do Governo do Estado de São Paulo, como expressão da busca incessante pela dinamização e expansão da logística no território paulista e como e de uma demanda corporativa por maior fluidez nesse Estado. A ideali-zação do PDDTVivo responde a uma demanda de rápido deslocamento no território nacional, criada pela unificação dos mercados acompanhada de maior abrangência de ação das firmas, fazendo com que as cidades que recebem as infra-estruturas propostas neste planejamento tornem-se atrativas para a instalação de grandes empresas e de centros de distri-buição. Dessa forma, procuramos confirmar a hipótese de que o planejamento dos transportes no Estado de São Paulo, através do PDDT-Vivo, constitui-se em ações públicas (normas e intervenções materiais) que colaboram para um uso corporativo do território, atendendo aos interesses de grandes empresas e grupos de distribuição e de logística.

Palavras-chave: logística, planejamento, competitividade territorial, fluidez territorial, território brasileiro; São Paulo.

ABSTRACT

The present work analyzes the Transports Development Plan (PDDT-Vivo 2000/2020) projects. It has been developed by the Transportation Department of the State of São Paulo as expres-sions of logistics expansion search and its technical and norma-tive aspects must be analyzed. We consider the logistics as a set of infrastructures, institutional and organizational aspects that provides competitiveness to a geographic compartment and to economic agents. We understand PDDT as a reaction to logistics demands, changing the merchandises distribution and circulation in Brazilian territory. It consists in public actions for a corporative use of the territory. As well, their implementation provides territorial competitiveness to the State of São Paulo so to attract private investments. Thus, we can question the real objectives of the PDDT actions and what are the agents, specially the big enterprises, which will take advantage of these actions.

Key words: logistics, regional planning, territorial. competitiveness, circulation, Brazilian territory, São Paulo.

How to Cite
BRAGA, Vanderlei; CASTILLO, Ricardo. PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO DOS TRANSPORTES (PDDT-VIVO) E PLANEJAMENTO LOGÍSTICO DE SÃO PAULO (the master plan of transportation development (PDDT - VIVO) and the logistical planning of São Paulo). Mercator, Fortaleza, v. 5, n. 10, p. p. 15 a 30, nov. 2008. ISSN 1984-2201. Available at: <http://www.mercator.ufc.br/mercator/article/view/64>. Date accessed: 30 mar. 2020.
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