FÉ E PRAGMATISMO NO SERTÃO (faith and pragmatism in the hinterland)
Abstract
O imaginário do sertanejo é deveras permeado por figuras místico-míticas que exercem profunda influência na formação do seu ethos social. Sejam elas folclorificadas ou reais, influenciam individual e socialmente – mesmo sem ter necessariamente consciência de tal poder – uma miríade de ‘devotos’, no sentido latu, no cotidiano representativo de sua terra/identidade: os sertões. Esse envolvimento se entrelaça entre diversas correntes: eclesiais, culturais, religiosas, transcendentais, etc., que nem sempre dialogam conceitual, fenomenal ou institucionalmente ou divergem e até se digladiam ao entrar em questão domínios de territorialidades religiosa, cujos líderes e/ou portadores dos ‘vínculos sobrenaturais’ ditam cânones a serem seguidos. Essa influência é presencial ou remota, repassada de geração a geração, de maneira inculturada ou autóctone e tem sua origem na Heteronomia, que forjou o imaginário religioso do sertanejo. O poder de convencimento vem sendo explorado em diversas áreas, da política a religiosa, da acadêmica a social, do indivíduo às massas. Tem sido canalizada para obras sociais como para influência eleitoreira; para uma identidade sertaneja ou a uma cultura líquida; na solidificação do analfabetismo político ou para a educação contextualizada com o semiárido; de uma fé esclarecida a um devocionismo irracional e inconsequente. Este ensaio se propõe a discutir a íntima relação entre desses citados fenômenos manifestos desde calorosas manifestações públicas a ações individualizadas, que constituem a essência do sertanejo e seu entorno.Palavras-chave: Sertão, Religiosidade, Imaginário, Mito.
ABSTRACT
Hinterland man’s imagination is permeated by mystical/mytical figures exerts a profound influence in the social ethos formation. Whether they are folklore or real, they influence individually and socially – without even necessarily aware of such Power - myriad “devotees”, towards latu sense, in the representative daily your land/identity: the backwoods. This involvement interweaves between several chains: ecclesial, cultural, religious, transcendental and others, which is not always phenomenal or institutionally dialogue or diverge and even or are struggling to go in a matter of religious domains territorialities, whose leaders and/or “supernatural ties” possession they dictate canons to be followed. This influence is face-to-face or remote passed from generation to generation, inculturated manner or autochthonous and has its origin in the Heteronomy that forged the hinterland man’s religious imagery. The power of the persuasion has been explored in various areas – from policy area to the religious; from academic area to the social; and from the individual to the massive. Has been channeled to social works also electoral influence; for a country identity or a liquid culture; in political illiteracy solidification or to contextualized education with the semiarid region; from clarified faith to irrational and inconsistent devotion. This essay proposes to discuss intimate relationship among these now that were cited manifested phenomena a warm public demonstrations to the manifests provided individualized actions, which constitute the hinterland man’s essence and its surroundings.
Key words: Hinterland, Religiosity, Imaginary, Myth.
RESUMEN
El imaginario de los “campesinos” es muy impregnado por figuras místico-míticas que tienen una profunda influencia en la formación de su ethos social. Folclorificadas o reales, hacen influencia individual y socialmente - aunque no necesariamente consciente de ese poder – en una miríada de “devotos”, en el sentido lato, en el cotidiano representativo de su tierra/identidad: el “campo”. Esta participación se entrelaza entre diversas corrientes: eclesial, cultural, religioso, transcendental, etc, donde no siempre hacen un dialogo conceptual, fenomenal o institucional o no están de acuerdo y luchan cuando plantean cuestiones de los dominios de territorialidad religiosas, cuyos lideres y/o portadores de “vínculos sobrenaturales” dictan lo que seguir. Esta influencia es personal o de forma remota, transmitido de generación en generación, de manera inculturada o autóctonas y tiene su origen en la Heteronomía, que forjó el imaginario religioso de lo “campesino”. El poder de persuasión es explorado en varias áreas desde la política a la religión, del académico al social, del individuo a las masas. Ha sido canalizado en el trabajo social como para influir en las campañas y mítines electorales; en la identidad del “campesino” a una cultura líquida; en la solidificación del analfabetismo político en la educación contextualizada en regiones semiáridas; una fe esclarecida a una práctica religiosa irracional e irresponsable. Este trabajo tiene como objetivo discutir la íntima relación entre estos fenómenos citados manifiesto en cálidas demostraciones públicas o en acciones individuales, que constituyen la esencia del “campesino” y sus alrededores.
Palabras Claves: Campesino, Religiosidad, Imaginário, Mito.
Published
03/06/2014
How to Cite
PONTES, Emilio Tarlis Mendes.
FÉ E PRAGMATISMO NO SERTÃO (faith and pragmatism in the hinterland).
Mercator, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 155 a 168, june 2014.
ISSN 1984-2201.
Available at: <http://www.mercator.ufc.br/mercator/article/view/935>. Date accessed: 05 nov. 2024.
Section
ARTICLES
Keywords
Sertão, imaginário, religiosidade, mito
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