PRODUCTION OF SPACE, TRANSFORMATIONS OF CAPITALISM AND THE REAL ESTATE STRATEGIES OF RETAIL COMPANIES

Abstract

This paper aims to analyze the current transformations of commercial capital in contemporary capitalism. In light of the dynamics of globalization, retail commercial capital has changed its actions and strategies, based on the prevailing logic of the functioning of the capitalist economy in the current period. The study examines the global expansion of retail, as well as its territorial consequences, and gives particular emphasis to the role of financialization and real estate business in these dynamics. Finally, we highlight how both foreign and domestic retail companies began to view real estate investment as a means of obtaining profitability that contributes to economic reproduction.

Keywords: Contemporary Capitalism, Commercial Capital, Retail, Real Estate Strategy. 

Author Biography

Cláudio Smalley Soares Pereira, Universidade de Pernambuco, Recife (PE), Brasil

Professor adjunto do curso de Geografia da Universidade de Pernambuco (UPE), campus de Petrolina. Possui doutorado (2018) e mestrado (2014) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), Campus Presidente Prudente/SP. Na mesma instituição realizou pós-doutorado em Geografia (2018) com bolsa do Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD/Capes). Durante o doutorado realizou estágio sanduíche na Universitat de Lleida/Catalunã/Espanha. Graduado em Geografia (Licenciatura Plena) pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, Ceará (2011). É membro do Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais (GAsPERR) e da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (ReCiMe). Atualmente é Presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Colegiado de Geografia da Universidade de Pernambuco (UPE), campus de Petrolina. Têm experiência na área de Geografia, especificamente Geografia Urbana, atuando nas seguintes linhas de pesquisa: produção do espaço urbano, cidades médias, centro e centralidade urbana, urbanização brasileira, teoria urbana. Desenvolve pesquisas na área de Geografia Urbana, com ênfase em reestruturação e produção do espaço urbano, cidades médias, centro e centralidade, urbanização planetária, mundialização do urbano, fragmentação socioespacial, práticas espaciais e financeirização do urbano; e em Geografia do Comércio e do Consumo, pesquisado temas como novas formas comerciais e de consumo, estratégias econômicas e espaciais do capital comercial varejista, financeirização e creditização da vida urbana, hipermercados, shopping centers e mercados públicos. Nessa temática, tem desenvolvido estudos que buscam compreender as relações entre o comércio varejista e os negócios imobiliários, com atenção especial para os grandes grupos econômicos do varejo. Tem interesse em Epistemologia da Geografia, com ênfase em teoria do espaço e conceitos da ciência geográfica.

References

ASSALVE, D. Pão de Açúcar quer lucrar com imóveis. IG São Paulo, 06/10/2011. Disponível em: http://economia.ig.com.br/empresas/comercioservicos/pao-de-acucar-quer-lucrar-com-imoveis/n159725 9916848.html. Acesso em: 11 set. 2016.
BASILIO, P. Aluguel até 45% mais barato atrai franquias para supermercados. Portal IG. 24/06/2013. Disponível em: https://economia.ig.com.br/financas/seunegocio/2013-06-24/aluguel-ate-45-mais-barato-atrai-franquiaspara-supermercados.html. Acesso em: 02 jun. 2016.
BAUD, C; DURAND, C. Financialization, globalization, and the making of profits by leading retailers. Socio-Economic Review, 10, 2012, p. 241–266.
BENQUET, M; DURAND, C. La financiarisation de la grande distribution. Restructuration de l’actionnariat et déclin économique du groupe Carrefour (1999-2013), Revue Française de Socio-Économie, n. 16, p. 37-59. 2016. CARREFOUR. Prospecto definitivo da oferta pública de distribuição primária e secundária de ações ordinárias de emissão do Grupo Carrefour Brasil, Atacadão S.A. 18 de julho de 2017. 822p. Disponível em: https://www.goldmansachs.com/worldwide/brazil/areas-de-negocios/ipo/atacadao/final.pdf. Acesso em: Acesso em: 15 set. 2017
CARREFOUR. Formulário de Referência 2018. Disponível em: https://www.grupocarrefourbrasil.com.br/Download.aspx?Arquivo=TKF+IZmsEHLMewxYEmjnXw== . Acesso em 5 jan. 2019.
CARREFOUR. Formulário de Referência 2019. Disponível em: https://www.rad.cvm.gov.br/ENETCONSULTA/frmGerenciaPaginaFRE.aspx?NumeroSequencialDocu mento=89308&CodigoTipoInstituicao=2. Acesso em 26 dez. 2019
CARREFOUR. Journée Investisseurs. Presentation Carrefour Property. 17 mai. 2011. Disponível em: http://www.carrefour.com/sites/default/files/Investor_Day_17Mai_Introduction_Carrefour%20FR.pdf. Acesso em: 19 set. 2019.
CHESNAIS, F. As dimensões financeiras do impasse do capitalismo. Revista Movimento. 3 mar. 2018. Disponível em: https://movimentorevista.com.br/2018/03/as-dimensoes-financeiras-do-impasse-do-capitalismo-mundial izacao-do-capital-chesnais/. Acesso em: 13 mai. 2018.
CHESNAIS, F. O Capital Portador de Juros: Acumulação, Internacionalização, Efeitos Econômicos e Políticos. In: CHESNAIS, François (org.) A Finança Mundializada: razões sociais e políticas, configuração, consequências. São Paulo. Boitempo Editorial, 2005. p. 35-67.
COE, N. M; WRIGLEY, N. Towards new economic geographies of retail globalization. In: CLARK, Gordon L.; FELDMAN, M. P.; GERTLER, M. S., WOJCIK, D.; KAISER, A. (eds.) The New Oxford Handbook of Economic Geography. New Edition ed. Oxford. Oxford Univeristy Press, 2017. p. 427-447.
COMPANHIA Brasileira de Distribuição (CBD), Resultados de 1999. Resultado do 4º Trimestre de 1999. 13p. COMPANHIA Brasileira de Distribuição (CBD), anuncia desempenho de vendas em Novembro de 2002 e Plano de Investimentos para 2003, 2002 2p. COMPANHIA Brasileira de Distribuição (CBD), Relatório Anual e de Sustentabilidade 2013. 116p. COMPANHIA Brasileira de Distribuição (CBD), balanço social anual/2013 - informações suplementares não auditadas, 2013. 9p.
DELOITTE. Global Powers of Retailing 2018. Transformative change, reinvigorated commerce. Deloitte Touche Tohmatsu, 2018. 48p.
DESSE, R-P; MADRY, P.; WAYNES, B. Acteurs et opérateurs du commerce. Bulletin de la Société Géographique de Liège, vol. 66, n. 1, p. 45-50, 2016. DIAS, Diogo. Pão de Açúcar cria divisão imobiliária. Supermercado Moderno. 09 jun. 2009. Disponível em: http://www.sm.com.br/detalhe/ultimas-noticias/pao-de-acucar-cria-divisao-imobiliaria. Acesso em: 11 set. 2016.
DURAND, C. Pourquoi les distributeurs échouent ou réussissent a l'étranger. Une analyse comparée de l'internationalisation de Wal-Mart et Carrefour. Entreprises et histoire, 2011/3 n° 64, p. 118-145.
FILGUEIRAS, M. L; MELO, A; RYNGELBLUM, I. Walmart vende operação no Brasil para empresa de private equity Advent. Valor Econômico, 4 jun. 2018. Disponível em: https://www.valor.com.br/empresas/5567975/walmart-vende-operacao-no-brasil-para-empresa-de-privat e-equity-advent. Acesso em: 7 jun. 2018.
HARVEY, D. Espaços de esperança. 2 ed. São Paulo: Loyola, 2006.
IBEVAR (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo). As 120 maiores empresas do varejo, RANKING IBEVAR-FIA, 2019. 76p. Disponível em: https://www.ibevar.org.br/pesquisa/ranking-2019-IBEVAR-FIA-catalogo.pdf. Acesso em 26 dez. 2019
LEFEBVRE, H. O mundial e o planetário. Cidades, Presidente Prudente, v. 12, n. 21, p. 441-455, 2015.
LEFEBVRE, H. La production de l’espace. 4 ed. Paris: Antrophos, 2000. MATTOS, A. Abilio Diniz estuda cobrar multa do Casino. Valor Econômico. 08 jan. 2016. http://www.valor.com.br/empresas/4383046/abilio-diniz-estuda-cobrar-multa-do-casino. Acesso em: 18 mar. 2017
MATTOS, A. Abilio Diniz quer rever aluguel de lojas e cobra multa do GPA. Valor Econômico, 19 set. 2017. Disponível em: http://www.valor.com.br/empresas/5118570/abilio-diniz-quer-rever-aluguel-de-lojas-e-cobra-multa-do-g pa. Acesso em: 14 out. 2017.
MÉRENNE-SCHOUMAKER, B.; NAPPI-CHOULET, I.. Commerce et opérateurs immobiliers: um marche na voie de financiarisation. In: GASNIER, A; LEMARCHAND, N.. Le commerce dans tous ses états. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2014. p. 197-204.
COMPANIES MOATI, P. Modes et lieux de consommation, Territoires 2040 – Des facteurs de changement 2, Datar, n. 6, p. 27-42, 2009.
NAPPI-CHOULET, I. Externalisation d'actifs immobiliers: les contours de l'expérience européenne. Réflexions Immobilières, n. 34, p. 1-6, 2003.
NETTO, A. Carrefour aprova separação da rede Dia e diz que não vai sair do Brasil. Estadão, Economia & Negócios. 22 jun. 2011. Disponível em: https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,carrefour-aprova-separacao-da-rede-dia-e-diz-que-nao-va i-sair-do-brasil-imp-,735493. Acesso em: 10 jan. 2019.
PEREIRA, C. S. S. A nova condição urbana: espaços comerciais e de consumo na reestruturação da cidade – Juazeiro do Norte/CE e Ribeirão Preto/SP. 485f. Tese (Doutorado em Geografia), Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Presidente Prudente, 2018.
PEREIRA, C. S. S. Comércio varejista e negócios imobiliários: o espaço como estratégia para a reprodução econômica – o exemplo do rupo Carrefour. Trabalho apresentado no VII Seminário Internacional Ciudad, Comercio y Consumo, 16 a 21 de setembro de 2019, Buenos Aires, 2019. p. 1-20.
PHILON, D. As grandes empresas fragilizadas pela finança. In: CHESNAIS, François (org.) A Finança Mundializada: razões sociais e políticas, configuração, consequências. São Paulo. Boitempo Editorial, 2005. p. 133-151 RANCIÈRE, J. Ódio à democracia. São Paulo: Boitempo, 2015.
ROLLI, C. Carrefour transformará hipermercado em shopping center em São Paulo. Folha de S. Paulo. 4 dez. 2015. http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/12/1714802-carrefour-transformara-hipermercado-em-sho pping-center-em-sao-paulo.shtml. Acesso em: 17 dez. 2016.
SCHELLER, F.; SCARAMUZZO, M. Hipermercados buscam uma nova identidade. O Estado de S. Paulo (Estadão), Economia, 1/12/2014. Disponível em: http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,hipermercados-buscam-uma-nova-identidade-imp-,16003 55. Acesso em: 3 mai. 2015.
SCARAMUZZO, M. Abilio Diniz tenta rever aluguel de lojas do GPA. Estadão, 3 set. 2015. Disponível em: http://economia.estadao.com.br/noticias/negocios,abilio-diniz-tenta-rever-aluguel-de-lojas-do-gpa,17556 87. Acesso em 19 jul. 2017.
SALOMÃO, K. Conheça o Advent, fundo que agora vai mandar no Walmart Brasil. Exame, 4 jun. 2018. Disponível em: https://exame.abril.com.br/negocios/conheca-o-advent-fundo-que-agora-vai-mandar-no-walmart-no-bras il/. Acesso em: 7 jun. 2018.
SALTORATO, P. et al. Fusões, aquisições e difusão da lógica financeira sobre as operações de varejo brasileiro. Gest. Prod. [online]., vol. 23, n.1, p. 84-103, 2016.
SANTOS, M. Por uma geografia nova. São Paulo: Hucitec, 1978. SANTOS, M. Sociedade e espaço: a formação social como teoria e como método. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo: AGB, p. 81- 99, 1977.
SANTOS, M; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001. VIDALON, D. Carrefour irá comprar 127 shoppings da Klepierre por 2 bi de euros. Agencia Reuters, 16/12/2013. Disponível em: http://br.reuters.com/article/businessNews/idBRSPE9BF00I20131216. Acesso em: 26 set. 2015.
WRIGLEY, N; WOOD, S. An economic geography of globalizing retail: emergence, characteristics, contribution. In: COOK, G., BEAVERSTOCK, J., JOHNS, J., MCDONALD, F. and PANDIT, N. (eds.) The Routledge Companion to Economic Geography and International Business. London; New York. Routledge. 2018.
Published
22/02/2020
How to Cite
PEREIRA, Cláudio Smalley Soares. PRODUCTION OF SPACE, TRANSFORMATIONS OF CAPITALISM AND THE REAL ESTATE STRATEGIES OF RETAIL COMPANIES. Mercator, Fortaleza, v. 19, feb. 2020. ISSN 1984-2201. Available at: <http://www.mercator.ufc.br/mercator/article/view/e19004>. Date accessed: 24 apr. 2024. doi: https://doi.org/10.4215/rm2020.e19004.
Section
ARTICLES