SABERES-FAZERES SOCIOAMBIENTAIS E A COPRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS LOCALIZADOS

Resumo

A coprodução de conhecimentos, por meio dos saberes-fazeres socioambientais, podem construir relações universidade-território de mais proximidade e horizontalidade. Assim, o objetivo desse artigo é refletir sobre a práxis territorial, considerando a importância dos saberes-fazeres socioambientais, como caminho de valorização e ativação das territorialidades. Nosso lugar de pesquisa-ação-reflexão é o Centro de Integração Madre Maria Domênica (CIMMAD), localizado no bairro Padre Ulrico, em Francisco Beltrão (Paraná, Brasil). Como caminho metodológico, desenvolvemos a investigação-ação-participativa (IAP), considerando a perspectiva decolonial, como forma de ressignificar nossos fazeres acadêmicos. Para pesquisar-atuar-refletir sobre o território, escolhemos em conjunto com os sujeitos envolvidos na pesquisa a realização de oficinas e cartografia social. Os resultados nos fazem refletir que esse movimento contribui para leituras de território como lugar de vida, em que relações socioambientais, são fontes importantes para a coprodução de conhecimentos localizados, a partir da construção da ciência popular ou de ciências ‘outras’, comprometidas com a transformação social.

Palavras-chave: Território; IAP; Práxis Territorial

Biografia dos Autores

Pamela Cichoski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco (PR), Brasil

Mestre em Extensão Inovadora e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, doutoranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, bolsista CAPES.

Marlize Rubin-Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco (PR), Brasil

Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR). Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UTFPR). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Hieda Maria Pagliosa Corona, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco (PR), Brasil

Professora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná; Líder do Grupo de Estudos Ariadne.  

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Publicado
17/05/2025
Como Citar
CICHOSKI, Pamela; RUBIN-OLIVEIRA, Marlize; PAGLIOSA CORONA, Hieda Maria. SABERES-FAZERES SOCIOAMBIENTAIS E A COPRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS LOCALIZADOS. Mercator, Fortaleza, v. 24, maio 2025. ISSN 1984-2201. Disponível em: <http://www.mercator.ufc.br/mercator/article/view/e24001>. Acesso em: 24 dez. 2025. doi: https://doi.org/10.4215/rm2025.e24001.
Seção
ARTIGOS