PERCEPÇÃO DOS MORADORES E FATORES DE ATRAÇÃO EM CIDADES MÉDIAS DINÂMICAS (attraction factors in dynamic medium-sized cities of Brazil according to perception of residents)
Abstract
Esse estudo discute os fatores que explicam a fixação de migrantes e não-migrantes em cidades médias dinâmicas do Brasil atual. Considerados os fatores econômico-sociais, geoculturais e culturais, pesquisa de campo realizada em 55 cidades de diferentes regiões concluiu, de forma surpreendente, que os fatores culturais foram os mais relevantes, ultrapassando os fatores econômicos na maioria das cidades pesquisadas. As razões destacadas pelos entrevistados indicam que “apego à família, vizinhança e tranqüilidade” é um valor proeminente assim como “educação, saúde e serviços básicos”. Os fatores econômico-sociais comparecem em seguida, sendo muito destacados pelos habitantes do Sul e Sudeste brasileiros. Já os fatores geoculturais foram valorizados por cerca de 20% dos respondentes, o que sugere a necessidade de se pensar em políticas públicas que levem em conta itens como relações de vizinhança, entretenimento e atrativos paisagísticos, elementos da subjetividade humana estudados há muito tempo pela Geografia Cultural.Palavras-chaves: Geografia, Cidades médias, Geografia cultural, Percepção urbana.
ABSTRACT
This study discusses the factors that explain the fixation of migrants and non-migrants in the dynamic secondary cities of the actual Brazil. Considering the economic and social factors and the geographic-cultural and cultural factors, the field research developed in 55 cities from different regions concluded, surprisingly, that cultural factors were the most relevant, surpassing the economic factors in the majority of the cities researched. The reasons pointed by the respondents indicate that “attachment to the family, neighborhood and peacefulness” is a prominent value as well as “education, health and basic services”. The economic-social factors appear in sequence, mostly emphasized by the inhabitants of southern and southeastern Brazil. The geographic-cultural factors, on the other hand, were valued by around 20% of the respondents. This suggests the need of thinking in public policies that take into account issues like neighborhood relations, entertainment and landscape attractions, elements of human subjectivity that have been studied in Cultural Geography for a long time.
Key words: Geography, Secondary cities, Cultural geography, Urban perception.
RESUMEN
Este estudio reflexiona sobre los factores que explican el establecimiento de migrantes y no migrantes en ciudades medias dinámicas del Brasil actual. Considerando los factores económico-sociales, geoculturales y culturales, la investigación realizada en 55 ciudades de diferentes regiones concluyó, de manera sorprendente, que los factores culturales fueron los más relevantes, sobrepasando los factores económicos en la mayoría de las ciudades investigadas. Las razones destacadas por los entrevistados indican que “cariño por la familia, vecindad y tranquilidad” es un valor prominente, así como “educación, salud y servicios básicos”. Los factores económico-sociales comparecen en seguida, siendo muy destacados por los habitantes del Sur y Sudeste brasileños. Ya los factores geoculturales fueron valorados por cerca de 20% de los que contestaron a la encuesta, lo que sugiere la necesidad de pensarse en políticas públicas que tomen en cuenta ítemes como las relaciones de vecindad, el entretenimiento y los atractivos paisajísticos, elementos de la subjetividad humana que han sido estudiados por la Geografía Cultural desde hace mucho tiempo.
Palabras clave: Geografia, Ciudades medias, Geografia cultural, Percepcion urbana.
DOI: 10.4215/RM2013.1227.0003
Published
13/03/2013
How to Cite
MATOS, Ralfo.
PERCEPÇÃO DOS MORADORES E FATORES DE ATRAÇÃO EM CIDADES MÉDIAS DINÂMICAS (attraction factors in dynamic medium-sized cities of Brazil according to perception of residents).
Mercator, Fortaleza, v. 12, n. 27, p. 39 A 55, mar. 2013.
ISSN 1984-2201.
Available at: <http://www.mercator.ufc.br/mercator/article/view/719>. Date accessed: 12 dec. 2024.
Section
ARTICLES
Keywords
Cidades médias; Percepção urbana
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